terça-feira, 28 de agosto de 2012

Ficando conhecida

Quero compartilhar boas notícias com vocês. Pelo menos eu acho boas.

Semana passada estivemos em um programa local de televisão para falar um pouco sobre a Operação Gato de Rua. Levei a gatoeira e pude explicar um pouco como funciona o processo. Foi uma oportunidade que o pessoal da APRABLU (Associação Protetora dos Animais de Blumenau) conseguiu para nós e tenho muito a agradecer-lhes por isso. Divulguei meu telefone particular na rede aberta e, como esperado, pessoas ligaram. Claro que não ligou ninguém oferecendo ajuda financeira para meu projeto, mas me ligaram algumas pessoas me trazendo problemas como: cachorros abandonados na casa dela e uma, me pedindo para castrar os gatos dela - particulares - porque um dia eles também foram de rua. Outra ainda mandou uma mensagem não assinada: "preciso falar com você URGENTE! - me liga ". Tá bom, é só dizer não - foi o que fiz - e seguir em frente.

Mas ontem me ligou uma pessoa da vigilância sanitária, pedindo a gatoeira emprestada para capturar 15 gatos ( parece que é o número padrão das colônias de Blumenau ) em um bairro, atrás de uma escola. Como não posso emprestar porque eu a uso umas três vezes por semana e cada vez ela fica um dia e meio no veterinário, sugeri que adquirissem uma e indiquei a loja onde podem comprar. Dei a dica de forrar com papelão para não machucar os animais e quase fiz o homem jurar de joelhos que vai CASTRAR os gatos antes de enviar para a fazenda onde estão acomodando os bichanos. Segundo ele, isso não seria um problema pois um dos ex-diretores é veterinário e faria isso por eles. Enviei por e-mail o endereço do blog e o post sobre a marcação das orelhas, extremamente importante. Ofereci minha ajuda para montar a armadilha, se fosse o caso e garanti que ela funciona mesmo. Fiquei feliz, pois eles mesmos vão fazer isso e o trabalho vai se propagando.

Aí abri o meu e-mail da Operação: gatoderuablumenau@gmail.com e vi uma mensagem de uma veterinária de uma cidade vizinha que acompanha o trabalho dos Felinos Urbanos e fiquei muito feliz por isso. Pois ela também já faz isso, devagar, em alguns animais. E fiquei feliz de novo. 

Logo que comecei, uma amiga de Facebook e leitora do meu livro me contou que tem uma colônia na rua da mãe dela, em outra cidade. Ela, mais do que rapidamente, comprou uma gatoeira, forrou e já está lá, castrando os animais da rua. Sem alarde. E isso também me deixa feliz.

Mandei fazer panfletos para apresentar o trabalho às pessoas e vou distribuir quando ficar pronto. 

Domingo, dia 02.09, vamos desfilar no aniversário da cidade, com a camiseta da Operação - o Fábio e eu.

Por que são boas notícias? 

Porque quero muito que a ideia se propague, Quero ajudar e vou fazê-lo enquanto for possível, mas sei que provavelmente não vou resolver o problema de todos os gatos de Blumenau.

Fazer C.E.D. é muito fácil, só requer um pouco de boa vontade, uma gatoeira e um tempo para todo o processo. E cada animal castrado faz uma diferença enorme na questão da saúde pública e bem estar do próprio animal. Claro que precisa ter dinheiro para isso também. Se cada pessoa castrasse um animal de rua - cão ou gato - por mês ( e tem de monte, para todos que quiserem ), não seria pesado financeiramente para ninguém e seria, simplesmente, gigantesco para a sociedade. Infelizmente moramos num país (ou pelo menos numa cidade) onde o poder público não acha importante cuidar dos animais abandonados. E a grande maioria das pessoas acha que isso não é um problema delas. Ainda ajudam a piorar o quadro deixando gatos vagarem livremente pelas ruas, sem telar suas janelas. E aqueles que querem fazer alguma coisa diferente pela cidade, pelos animais, precisa se transformar em vários para fazer, pelo menos um pouco. Que é melhor do que nada.

Mas vale a pena. Como já comentei, estou viciada no C.E.D e fico muito feliz quando devolvo um animal castradinho para a colônia dele. 

Espero conseguir ainda muitas capturas e castrações, pois estou apenas começando. 

Muito obrigada por me acompanharem e divulgarem meu trabalho.

Para quem quiser ver o quadro do programa do qual participamos, o link está abaixo.


Grande abraço, fiquem com Deus.

Maria Cecília

Nenhum comentário:

Postar um comentário